Gestores de negócios das mais diferentes áreas de atuação são constantemente desafiados a revisarem e mudarem o “modus operandi” das suas organizações face a mudanças do mercado, das tecnologias e do perfil de seus consumidores.
A recente e crescente integração da tecnologia digital nas áreas de um negócio, está mudando a forma de entregar valor aos clientes.
Não é apenas uma disrupção tecnológica, mas sim uma forma de solucionar problemas e aprimorar processos. No âmbito empresarial há um impulso estratégico nas relações B2B integrando iniciativas digitais e gerando novos negócios.
Já, nas relações B2C, as expectativas dos consumidores finais se tornam mais “alcançáveis”, materializadas pelo acesso a tecnologias às suas mãos em seus smartphones e outras interfaces.
Os consumidores se tornaram mais exigentes e participativos. Houve um empoderamento do usuário que alterou irreversivelmente a forma de interação entre clientes, empresas e toda a sua cadeia de valor.
O usuário, graças aos aplicativos para smartphones, com interfaces amigáveis que proporcionam experiência de fácil utilização está empoderado, no centro de tudo e por fim, a Internet das coisas, do inglês (internet of things) é a tecnologia que conecta vários aparelhos entre si por meio da internet foi o catalisador para a expansão digital ao acesso a dispositivos e soluções interativas que estão promovendo uma verdadeira mudança cultural.
Essa é a verdadeira Transformação Digital!
Impacto das Tecnologias
É amplo o espectro de abrangência que as tecnologias podem trazer para os processos produtivos. Fabricas “inteligentes” estão surgindo onde além de aumentar produtividade, diminuem riscos e falhas de processos.
Com a chegada do 5G, quinta geração de internet móvel, o salto de mega para gigabytes de velocidade permitiu grandes mudanças em diversos setores econômicos. Até 100 vezes mais veloz que o 4G, suporta grande quantidades de aparelhos conectados simultaneamente e permite maior conectividade entre eles.
Na indústria, a IoT, combinada com a tecnologia 5G, impulsionou processos de automação, monitoramento de sensores, realidade virtual e análise de dados sobre os processos produtivos.
Na área da saúde, de desafios sociais a medidas sanitárias de melhorias na qualidade de vida, passando por ações de conscientização populacional, políticas públicas de saúde, envelhecimento saudável, apoio diagnóstico e tecnologias embarcadas em procedimentos médicos através de robotização em procedimentos cirúrgicos são exemplos de aplicação da evolução tecnológica.
Tendências Atuais no Mercado de Saúde
Apesar do conceito de transformação digital ser utilizado predominantemente num contexto empresarial, tem impacto em vários tipos de instituições (públicas ou privadas) e em diferentes ramos de negócio: da área financeira à saúde.
Temos acompanhado de forma cada vez mais veloz a participação tecnológica na área da saúde, seja em processos gerenciais administrativos como por exemplo prontuários eletrônicos, seja em tecnologia embarcada em metodologias diagnosticas e terapêuticas.
Referência: Lottenberg C., da Silva, P.E., Klajner, S. A Revolução Digital na Saúde: Como a inteligência artificial e a internet das coisas tornam o cuidado mais humano, eficiente e sustentável. São Paulo, Editora dos Editores, 2019.